Quem comunica tem que estar sintonizado com a platéia, seja ela profissional, familiar, ou até mesmo numa roda de amigos. Esteja você diante de uma ou mil pessoas, estar sintonizado com quem escuta é a excelência na boa comunicação.
A sintonia é a ligação entre as partes: a que fala e a que ouve, é ela que une uma pessoa à outra. Vamos analisar o significado da palavra “sintonia” no dicionário para compreender sua real importância. O que encontramos é: “Sintonia: combinar ações ou exercícios para acontecer ao mesmo tempo”. Trocando em miúdos e colocando em pratos limpos, a sintonia significa afinar-se ao outro, à ação do outro e com isso conseguir ficar no mesmo ritmo que o outro está vivenciando naquele instante da comunicação inter pessoal.
Com a “sintonia” acionada procuro entrar no clima do que estou vivenciando. Aprendi que determinadas explicações não devem ser colocadas, pois pode parecer bate-boca, e mesmo querendo mostrar o contrário fica complicado para aquele momento, então ficar quieta é o melhor a se fazer.
No trabalho a situação é a mesma. Todos se queixam de que o serviço não anda e nada flui, por causa das inúmeras interrupções. Sem perceber, interrompemos os outros o tempo todo e vamos nos comunicando mal e criando situações de conflito por onde passamos.
Sintonizar-se vai requer de você alguns minutinhos de respeito ao outro e o que ele está fazendo.
Tudo flui na comunicação quando há troca de energia e interesse nas relações. A lâmpada só acende quando há energia passando dentro do fio; um time de futebol só joga bem quando todos seus jogadores estão em sintonia perfeita; uma fabrica de automóveis só produz bons carros quando toda sua equipe trabalha em sintonia de qualidade; etc, etc, etc.
No momento em que entramos em sintonia com o outro é criada a magia da comunicação. Lembre-se disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário